Dieta para aliviar a TPM

Alterações hormonais ocorrem durante a menstruação e muitas mulheres acabam sofrendo da famosa TPM, veja como aliviá-la ou evitá-la.

06/01/2013 21h42m. Atualizado em 06/01/2013 21h44m por:

 

TPMAlivie a TPM com alimentação. Um turbilhão hormonal antecede a menstruação, e esse turbilhão é chamado TPM. Este curto período muitas vezes parece ser longo, tanto pela mulher quanto para aqueles que a cercam, como familiares e amigos, sendo que durante esse pequeno espaço de tempo a mulher tende a sofrer dos mais desagradáveis incômodos, tanto emocionais como físicos.

A TPM é um período em que as mulheres podem: sentir dores, desconfortos, entre outras coisas em termos físicos. Já em termos emocionais, algumas ficam emotivas demais, chorando por tudo, outras ficam irritadas demais, perdendo o controle das coisas e o controle com os outros, podendo ate mesmo fazer com que algumas pessoas se afastem dela nesse período.

Embora o sintomas da TPM sejam breves, é um período que se repete todo mês no período menstrual. Sendo assim, muitas mulheres resolveram aderir a medicamentos para tentar reduzir os efeitos da TPM, muitas inclusive passam a fazer uso de calmantes naturais ou tarja pretas e, em alguns casos, infelizmente, tornam-se dependente deles.

Dicas para Aliviar ou Evitar a TPM

Mas, se você sofre de TPM e não quer começar a fazer uso de tais medicamentos, o que pode fazer para tentar reduzir esses efeitos? Separamos algumas dicas que podem ser de grande ajuda e se resumem a um habito bem simples do nosso dia a dia, que é a alimentação. Confira abaixo:

O que não comer.
Vamos logo ao que é proibido no período da TPM, sendo que geralmente são as coisas mais difíceis de se abrir mão em alguns casos:
Gorduras, cafeína e álcool. Você sabia que o fígado é o órgão fundamental para o equilíbrio dos hormônios? É por isso que as pessoas que consomem álcool, cafeína e gorduras em excesso tendem a sofrer mais durante o período da TPM. Esse tipo de alimento sobrecarrega o fígado, desequilibra. Por isso, vale à pena ressaltar a necessidade da moderação e, perto desse período até mesmo a abstinência desses alimentos.

Evitar excesso de Sal.
Durante a TPM, a mulher retém mais líquidos do que de costume, portanto, o sal em excesso é um péssimo agregado. Não precisa deixar de comer, mas evite o excesso.

O que comer.
Chegamos à parte boa, a parte em que se pode degustar e ainda ficar livre do inchaço, da irritabilidade, da acne, entre outras coisas indesejadas.

– Diuréticos encontrados nos alimentos: Chás, soja, linhaça e derivados ajudam a reduzir os sintomas que incomodam. Desintoxicam o organismo, promovem a produção de substâncias capazes de controlar a oscilação de hormônios e podem ser facilmente encontrados em alimentos como água-de-coco, suco de limão e de melancia, que contribuem com a diminuição de enxaqueca e inchaço.

– Vitamina D: Com esse calor em que estamos, não há necessidade de passar o dia torrando ao sol, mas tomar um sol antes das 10 da manhã ou depois das 17 horas, devido a estarmos no horário de verão é de grande ajuda, porque o sol é uma das principais fontes de vitamina D. Essa vitamina favorece a absorção de cálcio e outros minerais pelo organismo, por isso é muito importante.

– Fibras: Grãos integrais, verduras, legumes e líquidos são ótimas fontes de fibras. As fibras são importantes porque durante a TPM alguns hormônios precisam ser eliminados, e por terem papel fundamental no bom funcionamento do intestino, as fibras ajudam esses hormônios a serem eliminados, e não reabsorvidos pelo organismo.

– Enxofre: Mais uma ótima fonte de desintoxicação do organismo. Pode ser encontrado no agrião, brócolis, cebola, alho, entre outros.

– Cálcio: Leite, queijo, iogurte e derivados são ótimas fontes de cálcio, e o mesmo alivia as contrações musculares diminuindo as cólicas. Portanto, consuma bastante cálcio.

A alimentação correta e saudável é fundamental para a saúde e o bem estar de qualquer pessoa, e como podemos ver, eles ajudam em muito a reduzir os efeitos da TPM, desde que na sua dieta você os inclua de forma correta.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *