Como lidar com filhos adolescentes

Converse bastante com seu filho adolescente, mas não queira impor seu ponto de vista, apenas mostre o caminho.

25/04/2013 15h52m. Atualizado em 08/10/2014 22h59m por:

 

Conversar com filhos adolescentesComo lidar com filhos adolescentes? Na adolescência a comunicação dos pais são de extrema importância, mas é nessa hora também que os jovens querem liberdade para decidir seus atos e muitas vezes não querem ouvir ninguém, mesmo que essas pessoas tenham mais experiência e conhecimentos da vida do que eles.

Diálogos entre filhos e País

Conversar com filhos adolescentes, sem sermões: Os pais tendem a mostrar o que é importante e muitas vezes os adolescentes não querem ouvir, apenas ter diálogos descontraidos. Pense! quando queremos conselhos, pedimos não? Com eles funciona da mesma forma.

O diálogo deve ser introduzido desde a infância e não de uma hora para outra, em plena adolescência, dessa maneira torna-se mais difícil uma aceitação por parte deles.

Muitos adolescentes reclamam que quando vão perguntar algo aos seus pais, de uma simples conversa que deveria acontecer, seus pais acabam dando uma palestra, vejam o que falam:

“Quando eu estou falando com eles é só para ter uma conversa, eles usam o que eu digo, quer para me mostrar seus pontos de vista, para me ensinar algo ou para explicar certas coisas, sendo assim evito alguns assuntos”

Conviver com pais “palestrantes ou julgadores” de valores, é muito chato. Pais positivos, que escutam acabam ganhando a confiança de seus filhos adolescentes. Já os pais que acham uma brecha para dar lição de moral, podem estar afastando os filhos em vez de aproximá-los, os adolescentes nesse caso acabam evitando interação verbal.

Muitas vezes, escutar os que eles tem a falar é mais precioso e valioso do que dar sua opinião própria, ou de corrigi-los todo o tempo. Dar espaço para uma conversa agradável, expressa que vocês pais estão sendo bons ouvintes dos seus filhos adolescentes.

A relação de confiança entre pais e filhos é uma conquista e não uma tarefa a ser cumprida. Os filhos crescem, e o que resta é a relação construída quando eles ainda viviam “embaixo das nossas asas”.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *