Natação durante a gravidez

Durante a gravidez a mulher pode praticar natação, desde que bem orientada e autorizada pelo médico que a acompanha.

12/07/2013 16h51m. Atualizado em 11/07/2013 17h43m por:

 

natação durante a gravidezA natação é um exercício que traz vários benefícios entre eles: resistência, fortalece os músculos e ativa a circulação sanguínea. Quando praticado durante a gravidez, traz poucos riscos de se machucar, mas é necessário ter autorização médica para praticar essa modalidade.

Quando a mulher  já praticava natação antes de engravidar, se não houver nenhum problema com a gestação, provavelmente poderá dar continuidade a mesma, mas se nunca praticou e seu médico liberou, vá devagar, nunca entre na água sem fazer um aquecimento.

Natação no período de gravidez

Primeiro trimestre: Caso tenha folego, nade pelo menos 20 minutos, sendo dia sim, e dia não. A natação pela manhã evita um pouco os enjoos e dá mais disposição diária.

Segundo trimestre: Nesse período se tudo estiver correndo bem com a gestação, não necessita diminuir a intensidade de sua natação. Na água a mulher grávida tem um ambiente próprio para se exercitar, devido ao baixo impacto e o corpo também nesse tipo de exercício, não sofre mudanças bruscas de temperaturas.

Terceiro trimestre: Com cuidados os exercícios nesse período ainda podem ser praticados normalmente, mas para maior conforto, como a barriga esta grande, opte por maiôs mais confortáveis, que não apertem a barriga e nem as virilhas. E procure não ficar muito tempo submersa, devido a sensibilidade do tampão que recobre o útero, pode romper.

Natação para Gestante

gravidez e natação

O profissional que acompanha a gestante na natação deve orientar a grávida a ficar atentar a qualquer alteração significativa no seu dia a dia, e consequentemente comunicar o médico que a acompanha, reafirmando o que foi dito acima.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *