10 coisas que os pais não devem dizer ou fazer aos filhos

Os pais são exemplos para os filhos, sendo assim, deve haver limites e precauções no que falam a eles.

01/08/2013 00h15m. Atualizado em 14/11/2014 14h44m por:

 

pais e filhosA personalidade da criança, também é formada com a convivência diária com a família, principalmente com aqueles mais próximos, no caso os pais. Sendo assim, os pediatras listaram 10 situações, para aqueles que lidam com a criança devem evitar, pois podem influenciar e muito em sua personalidade futura.

O que os pais não devem dizer aos filhos

1-Não rotule seu filho com adjetivos agressivos: lerdo, chato, pestinha, burro e outros, mesmo que seja brincando. Isso acaba influenciando e a criança acaba agindo da maneira como é intitulada.

2-A relação de amizade entre filhos e pais deve ser construído com diálogos , então não digam apenas sim, os nãos e porquês devem fazem parte dessa relação.

3-As atividades obrigatórias e os eventos indispensáveis não devem ser questionados. Diga apenas que é hora de fazer.

4-Quando seu filho estiver chorando, procure saber dele o motivo do choro e procure manter a calma, ele aprenderá a lidar com as emoções.

5-Quando a criança tiver que ser medicada com injeção, não diga que não vai doer, estará mentindo, diga apenas que será rápido ou que será apenas uma picadinha, não engane a criança.

6-Palavrões devem ser abolidos do vocabulário, o que for falado será incorporado e repetido pelo seu filho.

7-Num desenvolvimento saudável, não deve haver piadas em relação aos erros da criança, não ria dela, principalmente se for alguma palavra que ela disse errada, pode comprometer e inibir seu modo de comunicar futuramente.

8-Procure não mentir para criança e nem perto dela. Os pais são exemplos para os filhos.

9-Quando a criança acordar com medo a noite, não diga que foi apenas um pesadelo e a mande voltar para cama. A criança não sabe separar o mundo real do imaginário. Quando ela acordar assustada por ter tido um sonho ruim, leve-o para cama e fique com ele até ele pegar no sono novamente.

10-Não façam ameaças que não possam cumprir.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *