Mãe Solteira

Mãe solteira se desdobra na educação de um filho, faz de tudo para proporcionar a melhor qualidade de vida para criança.

09/05/2012 21h25m. Atualizado em 07/04/2013 16h30m por:

 

Mãe SolteiraHá muito tempo atrás, era quase um crime ver uma mulher criar um filho sozinha. Bastava isso para a coitada sofrer acusações sem fundamentos e críticas de todo o tipo de pessoas que mal a conheciam. Diferente dos dias atuais, é quase impossível não termos ao menos uma amiga que seja mãe solteira.

O número de divórcios só tem aumentado a cada ano que passa, além dos casais que não são casados, mas que têm filhos. Com isso, a tarefa de pai e mãe é algo cada vez mais natural para mulheres. Com isso elas  tem acumulado tarefas que precisam ser desempenhadas da melhor forma possível como: a educação da criança, o carinho e atenção necessária para uma base familiar adequada a vida de uma pessoa.

Embora seja algo comum, a tarefa está longe de ser simples. O sonho de um bom casamento e filhos é algo que faz parte dos pensamentos de quase toda mulher por mais moderna e independente que seja.

Infelizmente, nem sempre as coisas acontecem como o planejado, resultando no divórcio ou separação que são ainda mais dolorosos quando o casal tem filhos. Mas, as mães solteiras estão tirando de letra esse problema e dando um show na hora de conciliar rotina da casa, vida profissional e pessoal com a educação dos filhos.

Só quem passa pela situação sabe o malabarismo que deve é feito para não deixar passar nada e ainda ter tempo para se cuidar e estar sempre bela e bem disposta.

Ser mãe e pai ao mesmo tempo

Nunca vivi essa experiência até porque não sou mãe e muito menos casada mas, acredito que o papel do pai mesmo sendo essencial para os filhos tem sido muito bêm desempenhado pelas mulheres que vêm demonstrando o  que é ser realmente super mães.

Esse papo de que criança criada só pela mãe é um mal exemplo é totalmente ultrapassado e preconceituoso. E tem mais: conheço muitos casais em que o homem, desculpem a sinceridade, é indiferente na criação e educação dos filhos. Aliás, em alguns casos até atrapalham com críticas sem fundamento já que passam o dia todo fora de casa.

Claro, também conheço o inverso, pais que são verdadeiras mães e se dedicam de corpo e alma aos filhos de forma a preencher qualquer possível lacuna deixada pela ausência materna.

E, finalmente, tenho o privilégio de conhecer casais que participam ativamente da criação de seus pequenos, de forma totalmente harmoniosa e respeitosa, somando bons exemplos aos filhos e aliviando a responsábilidade de cada um. Deveria ser sempre assim? Óbvio que sim mas, o fato é que casais desse tipo são raros e pais dedicados, também, infelizmente.

O fato é que muitas mães solteiras são muito eficaz em dar conta do recado e preparar muito bem seus pequenos para o mundo lá fora. Ser pai ou mãe vai muito além uma questão de gênero, é algo vivido e demonstrado na vida diária.

Parabéns a todas as “mães-pais” e a todos os “pais-mães” que sabem que a educação de um filho vai bem mais além das regras da sociedade preconceituosa que ainda existem nos tempos atuais.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *